top of page
Buscar

Carnaval em Veneza

  • Foto do escritor: Dicas de Veneza
    Dicas de Veneza
  • 2 de fev.
  • 6 min de leitura

Atualizado: 14 de fev.


Fantasia de Carnaval em Veneza.
Máscara de Carnaval em Veneza: todos direitos reservados Dicas de Veneza.

Um dos Carnavais mais antigos e tradicionais do mundo


O que fazer no Carnaval de Veneza em 2025


Quem está de visita pela cidade durante o Carnaval fica em dúvida do que fazer, quais são os eventos e o que realmente vale à pena. Nós que amamos e vivemos o Carnaval de Veneza há vários anos, vamos te ajudar a aproveitar o que tem de mais mágico e incrível no Carnaval mais antigo do mundo!


Neste ano, o Carnaval de Veneza acontecerá do dia 14 fevereiro ao dia 4 março de 2025 e o tema será: “O Tempo de Casanova”, celebrando os 300 anos de Giacomo Casanova. 


Fonte: https://carnevale.venezia.it
Fonte: https://carnevale.venezia.it

Ele, que nasceu em 1725, é uma das figuras mais icônicas e fascinantes da história veneziana. Famoso por sua vida aventureira e também por seu espírito livre, seu gênio e seu amor pela arte e pela beleza. Casanova será o protagonista da programação chave do Carnaval de Veneza, que este ano abre no Dia dos Namorados, num sugestivo entrelaçamento de amor e da magia atemporal de Veneza.

Principais Eventos e Datas do Carnaval de Veneza 2025:
  • Abertura Oficial com desfile de barcos típicos locais: domingo, 16 de fevereiro às 11:00. O desfile começa na Punta della Dogana (proximidades de São Marcos) e se estende até Rialto.

  • Desfile e Apresentação das 12 Marias: 13 fevereiro às 15:00 na Scuola Grande San Giovanni Evangelista. A tradicional apresentação da Maria vencedora acontecerá na Praça São Marcos.

  • Espetáculo Aquático de luzes no Arsenal: datas 21, 22, 23, 27 e 28 de fevereiro e 1, 2, 3 e 4 de março. Acontecem duas apresentações por dia, às 18:45 e às 21:00.

  • Aperitivo e Festa Temática com DJ no Arsenale di Venezia:

  • Jantar e Baile Oficial de Carnaval: noites de 22 e 23 de Fevereiro e de 27 de Fevereiro a 4 de Março no magnífico palácio Ca' Vendramin Calergi, com vista para o Grande Canal.

  • Carnaval para crianças: as “Praças” da cidade se tornam o palco de apresentações de circo-teatro, palhaços, acrobacias e espetáculos musicais durante todos os dias do carnaval. 

  • Degustação de Doces Típicos de Carnaval: confira na programação oficial todos os locais que aderiram à iniciativa.

  • Festa de Encerramento: data e local a serem divulgados em breve.


Programação de iniciativa dos moradores em Rialto:


  • Laboratorio "Um chapéu para o Carnaval" para crianças de 5 a 10 anos (no Patronato di S. Cassiano). 24/2 16h-18h. Agendamento: +39 348 5822295.

  • Laboratorio "Onde voam as serpentinas?" para crianças de 5 a 10 anos (no Patronato di S. Cassiano). 25/2 16h-18h. Agendamento: +39 340 5064842

  • Concerto na igreja de S. Giovanni Elemosinario "Fantasia Musical" 27/2 17:30

  • "Casanova in fuga" 1/3 16h no Campo S. Giacometto, Grupo de dança histórica "Nobiltà Sabauda"

  • Baile Popular na Pescheria em Rialto 4/3 das 21 - 23h.

    Mais detalhes do Carnaval de Rialto:


Para a programação oficial completa do Carnaval de Veneza, compra de ingressos e todos os demais detalhes, acesse aqui: https://www.carnevale.venezia.it/

Como fica a cidade nesse período?

Durante o carnaval a cidade fica bem movimentada, mas com tudo funcionando normalmente: restaurantes, lojas, gôndolas etc. Ensaios fotográficos e passeios guiados conosco também não param.


Como é um período bastante disputado por aqui, os preços das estadias nos hotéis podem estar mais altos. Além disso, é importante se planejar com antecedência para os serviços que exigem reserva.


Vocês poderão ver muitas pessoas lindamente fantasiadas andando pela cidade (principalmente pela Praça São Marcos). Normalmente elas adoram parar para serem fotografadas e não cobram nada, é somente por diversão.


É bem provável que vocês nos vejam aproveitando o carnaval, ou fantasiadas ou fotografando, no nosso tempo livre. Aliás, sempre nos perguntam "onde alugar fantasias de carnaval em Veneza?". Nós alugamos nesse ateliê tradicional que tem máscaras e fantasias lindíssimas: https://tragicomica.it


História do Carnaval em Veneza: os primeiros Carnavais

O Carnaval de Veneza está entre os mais importantes e antigos do mundo!


As primeiras referências ao Carnaval estão em um documento do Doge Vitale Falier de 1094! As festas de Carnaval são, desde então, um instrumento da República Sereníssima de Veneza, como já acontecia na Roma Antiga, para garantir à população (principalmente às classes mais humildes) um período de diversão com música e dança. Quem já ouviu falar em “pão e circo”?, exatamente isso!


O primeiro documento oficial que declara feriado no Carnaval de Veneza é um edital de 1296. Nessa época, e por muitos séculos que se seguiram, o Carnaval iniciava no dia 26 de dezembro, logo após o Natal.


Máscaras e fantasias

Identidade pessoal, sexo, classe social não existiam nesse grande evento, onde tudo podia acontecer. Usando máscaras e fantasias, era possível ocultar totalmente a própria identidade e, assim, eliminar qualquer forma de pertencimento a classes sociais, sexo e religião. O cumprimento usado quando se encontrava alguém fantasiado era simplesmente “Bom dia, senhora máscara”, já que o nome e a identidade eram um segredo nesses dias de festa.


A participação alegre e incógnita neste disfarce coletivo foi a própria essência do Carnaval. Um período despreocupado e livre dos hábitos cotidianos e de todos os preconceitos e calúnias. Todos faziam parte de um grande palco cênico, no qual atores e espectadores se fundiam em uma única e imensa procissão de figuras e cores.


Com o costume cada vez mais difundido de disfarces para o carnaval, nasceu um verdadeiro comércio de máscaras e fantasias. A partir de 1271, há notícias da produção de máscaras, escolas e técnicas para sua realização. Os chamados “mascareri”, que se tornaram verdadeiros artesãos criando máscaras de formas e padrões cada vez mais ricos e sofisticados, foram oficialmente reconhecidos como uma profissão com um estatuto de 10 de abril de 1436, preservado no Arquivo do Estado de Veneza.


Hoje

Foi no século XVIII que o Carnaval de Veneza atinge o seu máximo esplendor, adquirindo ressonância internacional em toda a Europa. Ainda hoje as fantasias mais tradicionais do Carnaval de Veneza são inspirados nos trajes daquela época. As festividades de Carnaval atraem muita gente de todo o mundo e a cidade fica ainda mais viva e cheia de atrações.

Na Praça São Marcos acontecem as principais manifestações do Carnaval e é sempre válido passear pela praça para admirar e fotografar as pessoas lindamente fantasiadas.


Você vai se sentir em uma viagem ao passado!


Conforme mencionado no início dessa postagem, a cada ano a prefeitura de Veneza escolhe um tema para a festa, fazendo referência àquele tema na decoração e nos eventos. No entanto, diversos acontecimentos do Carnaval de Veneza seguem uma tradição que já dura séculos.


As Marias do Carnaval de Veneza

A tradição das “Marias” remonta ao período medieval, quando 12 garotas pobres e belas de Veneza ganhavam vestidos, joias e um dote para se casar com jovens ricos. Inclusive, essa é a origem da palavra “marionete”: em um determinado momento, devido ao altíssimo valor envolvido em tal tradição, foi decidido substituir as “Marias” por bonecas de madeira. As reproduções em miniaturas dessas esculturas em madeira que eram comercializadas foram denominadas “marionetes”. A tradição das “Marias” hoje é como um concurso de miss e das 12 concorrentes de cada ano, uma delas será eleita para fazer o “Voo do Anjo” no ano seguinte.


O Voo do Anjo

Um dos espetáculos mais aguardados do carnaval é o “Voo do Anjo” e que infelizmente não acontecerá esse ano de 2024. O “Anjo” é a jovem eleita como “Maria” no Carnaval anterior que sobrevoa a praça pendurada em uma tirolesa que parte do alto do campanário de São Marcos e vai até o centro da Praça São Marcos, fantasiada e jogando beijos para uma multidão de cerca de 30 mil pessoas. A origem do “Voo do Anjo” data do século XVI quando um acrobata turco aproveitou as festividades do Carnaval para fazer uma super apresentação: ele caminhou em uma corda bamba até o campanário de São Marcos! Para descer, a corda bamba foi posicionada na sacada do Palácio Ducal e ele dedicou sua apresentação ao Doge.


Voo do Anjo no Carnaval de Veneza
Voo do Anjo no Carnaval de Veneza: todos direitos reservados Dicas de Veneza.

Você também acha incrível como o Carnaval de Veneza é diferente do nosso Carnaval no Brasil? Conta aqui pra gente nos comentários quais diferenças você achou mais interessantes e se você já curtiu um Carnaval Veneziano.

 
 
 

©2023 por Dicas de Veneza. Criado com Wix.com

bottom of page