Que tal a possibilidade de participar da maior festa popular de Veneza? Não estamos falando do Carnaval e sim da Festa do Redentor, um espetáculo de luzes e embarcações tradicionais em pleno Centro Histórico. Mas antes de tudo vamos conhecer um pouquinho da história dessa festa tão amada pelos venezianos e como se preparar para participar da Festa do Redentor em Veneza da melhor forma possível.
História da Festa do Redentor em Veneza
A Festa do Redentor em Veneza pode ser considerada como uma das festas tradicionais mais queridas pelos venezianos e tem origem no ano de 1578.
A Festa do Redentor acontece no terceiro fim de semana de julho e relembra o fim da primeira grande epidemia de peste que levou 50 mil dos 175 mil habitantes da cidade (praticamente um terço!) nos anos de 1575 até 1577.
A Igreja do Redentor é um projeto do renomado arquiteto Andrea Palladio e foi concluída por Antônio da Ponte em 1592, o arquiteto que projetou a ponte de Rialto.
Desde então esse é o único fim de semana em que é possível atravessar o Canal da Giudecca a pé. Tradicionalmente é construída uma ponte provisória com mais de 300 metros que é montada em cima de balsas para permitir a passagem da procissão religiosa que era conduzida pelo Doge, que era como um chefe de Estado que governava a República de Veneza até a sua queda, em 1797.
Uma das representações mais antigas da Festa do Redentor é uma tela atribuída a Joseph Heinz e se encontra no Museu Correr, na Praça São Marcos:
Se vê claramente a procissão que segue da Fondamenta Zattere para a Igreja do Redentor atravessando uma ponte provisória flutuante sustentada por gôndolas que naquela época ainda tinham o felze, cabine que além de proporcionar mais privacidade também protegia os nobres do sol e da chuva.
A Ponte provisória da Festa do Redentor ainda é posicionada exatamente no mesmo lugar indicado na obra de Joseph Heintz, do século XVII.
A Festa do Redentor em Veneza nos dias de hoje
Na noite de sábado centenas de barcos se reúnem nas margens da baía de São Marcos e da Giudecca e no pôr do sol as embarcações decoradas e iluminadas começam a se posicionar para a queima de fogos que acontece por volta das 23 horas, o ponto forte da festa! É um dia de celebração, renovação e muita alegria, sempre acompanhado de música e comidas típicas.
Tradicionalmente, durante o pôr do sol, as embarcações decoradas com luzes, balões coloridos e fitas começam a se reunir e a se posicionar ao longo da Baia de São Marcos e no Canal da Giudecca.
Neste ano de 2024 as celebrações da Festa do Redentor começarão no dia 19 de julho, sexta-feira às 20h com a abertura da Ponte Provisória que será acessível até a meia-noite do dia 21 de julho, domingo.
No sábado, 20 de julho, a queima de fogos começa às 23h30. Para assistir ao espetáculo pirotécnico - seja por via terrestre ou aquática - é necessário reservar o lugar online já que o acesso será controlado. O site para as reservas estará disponível a partir de segunda-feira 8 de julho.
No domingo dia 21 de julho às 16h tem início a tradicional regata de barcos históricos e às 19h a Missa na Igreja do Redentor encerra os festejos.
Para assistir à queima de fogos é preciso reservar um restaurante com vista estratégica ou um lugar na beira do canal pelo site da Prefeitura de Veneza, já que os acessos nos principais pontos da cidade serão controlados e com acessos numerados.
Vem pra Veneza neste período? Animado pra participar dessa festa super tradicional? Reserve já o seu acesso para ter uma vista prioritária pelo site oficial da prefeitura de Veneza: https://redentore.veneziaunica.it/en
Comentarios