top of page
Foto do escritorDicas de Veneza

Gôndola de Veneza

A gôndola é um meio de navegação ideal para os canais de Veneza e cada parte da sua composição tem um propósito. Vamos conhecer alguns deles?


O chamado ‘ferro’ da gôndola serve como proteção para a parte frontal e também para contrabalancear o peso do gondoleiro. Mas, como os venezianos são apaixonados pela beleza, além dessas funcionalidades, o ferro das gôndolas também tem uma função decorativa e representativa de Veneza. Nele são perfeitamente representados de uma forma harmônica e muito bela o Canal Grande, os sestieri (bairros) de Veneza, a Ponte de Rialto, as principais ilhas da laguna (Murano, Burano e Torcello) e até mesmo o chapéu do Doge.





Detalhes do ferro da gôndola de Veneza.


Preciosidade dos detalhes do interior da gôndola.



O que é uma fórcola?

A fórcola é a estrutura de madeira onde o remo é apoiado nos barcos tradicionais venezianos. A forma, tamanho e material da fórcola podem variar de acordo com o tipo de embarcação e estilo de remada.





Segundo o site forcole.com, a fórcola de popa possui um apoio para a partida, um para a remada lenta e canais estreitos, outro para remadas mais velozes, outro para dar ré... um infinito de manobras é possível!

Foto do site forcole.com



A foto acima mostra as principais partes de uma fórcola com seus respectivos nomes em dialeto veneziano. O que você achou dessa curiosidade técnica do dia? Diz pra gente se você já sabia dessas mil e uma utilidades para uma fórcola!

O passeio de gôndola em Veneza tem um valor fixo de 90 euros e dura uma média de 30 minutos, podendo ser feito por até no máximo 5 pessoas.

Atenção: após as 19 horas o passeio noturno tem um valor adicional. Procure sempre confirmar o valor com o gondoleiro antes do passeio para evitar surpresas.

346 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page