As ilhas mais famosas da laguna de Veneza
Visitar as Ilhas de Murano e Burano é um dos passeios “imperdíveis” para se fazer durante a sua estadia em Veneza. Conhecer a origem dos legítimos vidros artesanais de Murano e as rendas e as cores das casinhas de Burano é um contato direto com os maiores representantes atuais de artesanato veneziano. Segura coração porque é impossível não se apaixonar!
Quem nunca ouviu falar dos famosos vidros de Murano? Essa ilha habitada (+/- 4500 habitantes) é um município que sobrevive da produção artesanal de vidros desde 1291 com um decreto do doge Tiepolo. Murano, que antes era uma ilha de pescadores, se tornou uma verdadeira área industrial, o único local onde era permitido produzir objetos em vidro. Levar toda a fileira de produção do vidro de Veneza para a Ilha de Murano foi a solução encontrada para evitar os vários incêndios causados pelos fornos para fabricação do vidro em Veneza.
Toda fabricação dos objetos em vidro é feita na ilha até hoje: a idealização do objeto, a modelagem, a finalização e a venda. Murano é a última realidade em Veneza e nas suas ilhas que ainda mantém viva a característica original de distrito produtivo. A produção industrial veneziana de tecido, móveis, jóias, livros, barcos… tudo já se perdeu.Caso você se apaixone pelos lustres e outras peças de vidro maiores, eles podem ser expedidas para o mundo todo. No entanto, caso você prefira levar alguma bela produção de Murano com você na bagagem de mão, confira as coleções de joias em vidro, que são lindas!!!
Quem quiser se maravilhar com as peças de vidro e fazer seu orçamento de passeio de barco em Veneza conosco, clique nesse link que te direciona pro nosso whatsapp.
Já Burano, é outra ótima escolha de passeio e rende lindas fotos, principalmente em dias ensolarados.
As casinhas coloridas são sua principal atração. Reza a lenda que eram pintadas assim para que os pescadores da ilha encontrassem mais facilmente a direção de suas casas quando voltassem da pesca em dias que a neblina, típica dos meses frios, dificultava a visibilidade na laguna.
Apesar de parecer um cenário, pequenos detalhes nos mostram que Burano é uma cidade viva como qualquer outra: a vassoura na frente da casa, os clássicos varais com as roupas penduradas para fora das casas e as vizinhas que conversam pela janela. Para as fotos em Burano invista em peças que não sejam estampadas e que sejam de cores neutras. Deixe que Burano se encarregue de colorir sua foto! Além da diversão em fotografar as casinhas coloridas, Burano também é famosa pela produção artesanal de rendas, tradição secular que se mantém viva até os dias de hoje, uma ótima idéia de presente!
Dicas de passeios em Veneza: Geralmente, o passeio nas ilhas de Murano e Burano se faz em um dia inteiro. Aproveite para passear também pelo vinhedo da Uva Dorona na Ilha de Mazzorbo! Quando vier para Veneza, conte com a gente para fazer com que a sua estadia aqui seja perfeita!
Comments