top of page
Buscar

O que fazer em Veneza em um dia?

  • Foto do escritor: Dicas de Veneza
    Dicas de Veneza
  • 18 de jan.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 19 de jan.


Vista do alto do campanário de São Marcos: todos direitos reservados Dicas de Veneza.
Vista do alto do campanário de São Marcos: todos direitos reservados Dicas de Veneza.

Veneza é uma cidade mágica, com seus canais, pontes charmosas e arquitetura única. Uma vida não é suficiente para desvendar todos os seus mistérios, nem pra conhecer todos os seus museus, igrejas e vistas incríveis.


Mas se você tem apenas um dia para explorar a cidade, não se preocupe: com um bom planejamento é possível aproveitar o melhor que Veneza tem a oferecer. A seguir compartilhamos um roteiro perfeito para um dia inesquecível.


O que não pode ficar de fora em “um dia em Veneza”:


O que fazer em Veneza em um dia?

Dicas imperdíveis, e logo abaixo video detalhado do passeio de um dia em Veneza.

  1. Estação de Trem Venezia Santa Lucia

  2. Canal Grande

  3. Ponte de Rialto

  4. Igreja San Giacomo di Rialto

  5. Passeio de gôndola

  6. Galeria Fondaco dei Tedeschi

  7. Praça São Marcos

  8. Basílica de São Marcos

  9. Torre do Relógio

  10. Torre de São Marcos

  11. Palácio Ducal

  12. Bacino di San Marco / Baía de São Marcos

  13. Ponte dos Suspiros

  14. Punta della Dogana

  15. Basílica della Salute

  16. Ponte Accademia


Praça de São Marcos: todos direitos reservados Dicas de Veneza.
Praça de São Marcos: todos direitos reservados Dicas de Veneza.
  1. Estação de Trem Venezia Santa Lucia

Caso o desejo seja de fazer um bate e volta em Veneza, a estação de trem que chega no Centro Histórico de Veneza é a Estação Venezia Santa Lucia. Para quem vem pra Veneza de carro, os estacionamentos ficam em Piazzale Roma.


  1. Canal Grande

Logo na chegada da Estação Venezia Santa Lucia vocês serão recebidos pelo mais longo canal de Veneza, o Canal Grande. É a principal hidrovia veneziana e é como se fosse a Avenida Paulista dos paulistanos! Para um almoço com vista para o Canal Grande recomendamos o restaurante La Porta d'Acqua (é possível reservar pelo próprio site).


  1. Ponte de Rialto 

Rialto foi a primeira ponte construída para atravessar o Canal Grande, mas a atual ponte é a terceira versão, de 1591. Conexão estratégica da região do Mercado de Rialto (aberto de terça a sábado durante as manhãs) com o Bairro de São Marcos.


  1. Igreja San Giacomo di Rialto

Seria a primeira igreja de Veneza segundo a fundação lendária da cidade que remete a 25 de março de 421. Hoje já sabemos que não é a mais antiga, mas mantém seu mérito como uma das principais atrações da cidade, além de ficar linda nas fotos.


  1. Passeio de gôndola

O passeio clássico de gôndola é indispensável na sua primeira vinda pra Veneza. O valor é tabelado por toda a cidade, €90 para 5 pessoas e dura aproximadamente 30 minutos. Não é necessário reservar com antecedência.


  1. Galeria Fondaco dei Tedeschi

Foi o centro de apoio da comunidade nórdica em Veneza, os germânicos. Atualmente é um centro comercial de grandes marcas de luxo e possui um ótimo café no seu térreo, além de banheiros disponíveis ao público de uso gratuito. Seu rooftop é o ponto mais forte com uma vista incrível da cidade. Necessário prévio agendamento para ter acesso ao rooftop.


  1. Praça São Marcos

A Praça São Marcos é o principal centro turístico de Veneza e era o centro politico da República de Veneza. Os próximos seis itens dessa lista estão na Praça São Marcos ou nas suas proximidades.


  1. Basílica de São Marcos 

A Basílica de São Marcos é a igreja mais visitada da cidade. Conhecida como a Basílica dos mosaicos, graças a seus 8 mil metros quadrados de mosaicos de vidro de Murano, folhas de ouro e mármores preciosos.


  1. Torre do Relógio 

Procure estar de olho na Torre do Relógio em um horário exato. Será possível notar quantas formas de relógio temos nessa joia da engenharia: sinos, ponteiro, digital, astronômico, lunar.


  1. Torre de São Marcos

O campanário de São Marcos é o ponto mais alto de toda laguna de Veneza e um dos mais altos da Itália com seus 98,6 metros de altura. Acessível até os seus 60 metros de altura com elevador.


  1. Palácio Ducal 

O Palacio Ducal ou Palacio dos Doges era a sede da República de Veneza. Além de sede administrativa era o palácio da justiça e o ponto de encontro para reuniões da nobreza veneziana. O chefe de estado de Veneza, o Doge, morava nos apartamentos dogais que ficam no seu interior. Hoje é o museu mais visitado de Veneza.


  1. Bacino di San Marco / Baía de São Marcos 

Da baia de São Marcos se vê a Ilha de São Jorge, ao longe a costa da laguna de Veneza, chamada Lido di Venezia (são as praias de Veneza) e o início da ilha da Giudecca.


  1. Ponte dos Suspiros 

A Ponte dos Suspiros foi criada para conectar o Palácio dos Doges, que também era o Palácio da Justiça, com o antigo Palácio da Prisão. Era das janelinhas em estilo cobogó que os condenados davam seu último suspiro antes de serem encaminhados para a cela.


  1. Punta della Dogana

O monumento da Fortuna, sorte, é o marco do início do Canal Grande. Se movimenta conforme a direção do vento, algo sempre volúvel, assim como a nossa sorte. Está sobre um globo dourado sustentado por atlas. É possível chegar até a Punta della Dogana atravessando a partir da baía de São Marcos com um traghetto de gôndola. A pé, atravessando pela Ponte Accademia. Ou então indo de vaporetto (barco público, o nosso ônibus aquático veneziano) e descendo na parada Salute.


  1. Basílica della Salute 

A Basílica da Saúde foi construída depois da segunda grande epidemia de peste que devastou Veneza, em 1630. Sua fachada barroca maravilhosa não a faz passar despercebida. O que nossos olhos não veem são os mais de 2 milhões de troncos de madeira que foram necessários para a sua fundação.


  1. Ponte Accademia

Construída em 37 dias e concluída em janeiro de 1933. Era para ser uma ponte provisória e na época da sua inauguração era a maior ponte em arco de madeira de toda Europa. A vista do alto é incrível.


vista do alto da ponte academia em veneza
Vista do alto da Ponte Academia no nascer do sol: todos direitos reservados Dicas de Veneza.

Vlog "O que fazer em Veneza em UM dia."


Fizemos com todo carinho um vlog com nossas dicas sobre como aproveitar ao máximo o seu único dia em Veneza, mas antes...


...lembre-se que oferecemos passeios guiados e ensaios fotográficos em Veneza! Para verificar a disponibilidade e fazer seu orçamento conosco, clique nesse link que te direciona pro nosso whatsapp.


Siga nosso canal no YouTube: @dicasdeveneza


 
 
 

Comentários


©2023 por Dicas de Veneza. Criado com Wix.com

bottom of page